História Do Rock Baiano – Inkoma

A Inkoma foi uma banda de hardcore formada em 1995 por Sergio Cambita no vocal, André na bateria e Pedro Pererê na guitarra. Um pouco mais tarde Pitty se juntou ao trio dividindo os vocais com Sérgio. Naquela época, Pitty trabalhava como recepcionista na gravadora Studio Zero e depois de muita insistência junto aos donos do estúdio, conseguiu algumas horas na madrugada para gravar a primeira demo tape da Inkoma: Pilha Pura, que teve as suas 1500 cópias comercializadas.

Vc pode ouvir as seis faixas de Pilha Pura, todas compostas por Pitty, aqui:

INKOMA (1995-2001)

Após o lançamento da demo, a banda passou por uma troca de integrantes com a saída do vocalista Sérgio, a entrada de Graco na guitarra no lugar de Pedro e Thiago substituindo André na bateria.

Neste mesmo período, a Inkoma participou de diversas coletâneas como a histórica “UmdaBahia”, ao lado de bandas como Lisergia, Dois Sapos e Meio e Penélope Charmosa, dentre outras. Se você quer entender a importância deste CD para o rock baiano, assista o depoimento do produtor musical Rogério BigBross logo abaixo:

Vc pode ouvir as gravações da Inkoma na UmdaBahia aqui:

A Inkoma também participou da coletânea “Na Mosca Volume 1”, do selo Na Mosca Records com as músicas até então inéditas: “Reaja” e “A Dança”, e do CD Traidô, um tributo ao Ratos de Porão, com a sua versão para a música Não me Importo.

https://www.discogs.com/Inkoma-Via-Sacra-Peacemaker-13-Orelha-de-Van-Gogh-Dinky-Dau-Jd-da-Saudade-Na-Mosca-Vol1/release/10124893

Em 1999, surge a oportunidade da gravação do primeiro clipe: Soneto, parte do documentário “G. Constelação do Céu da Boca do Inferno” de Pola Ribeiro, sobre o poeta Gregório de Matos. A música da Inkoma é baseada na letra do poema “À Cidade da Bahia”.

E finalmente em 2000, a Inkoma lança o seu primeiro e único EP: “Influir”, pela gravadora carioca Tamborete Entertainment que você pode ouvir na íntegra aqui:

Um ano após o lançamento de Influir, a Inkoma chegou ao fim. Pitty foi estudar música na Universidade Federal da Bahia e mais tarde, após firmar parceria com o produtor musical Rafael Ramos, lançou carreira solo, angariando projeção nacional. Graco Vieira entrou para a Scambo e Thiago Trad juntou-se ao Dr. Cascadura. Para relembrar o auge da Inkoma, assistam esta participação da banda no programa Musikaos da TV Cultura:

Você pode gostar também