História do Rock Baiano – (Dr.) Cascadura
A banda Dr. Cascadura, posteriormente chamada apenas de Cascadura, foi fundada no ano de 1992 por Fábio Magalhães, vocalista e compositor, junto com Cândido Sotto Jr. e Toni Oliveira nas guitarras, Alex Pochat no baixo e Jean-Louis Franco na bateria. Com som e identidade visual que remetiam aos anos 70, e influências de bandas como Lynyrd Skynyrd e Rolling Stones, a Dr. Cascadura conquistou o público soteropolitano, chamando a atenção de Nestor Madrid que produziu os dois primeiros álbuns da banda pelo selo W.R.: #1, de 1997 e Entre!, lançado em 1999.
#1 (1997)
Entre! (1999)
Com a entrada dos novos integrantes Tiago Trad, ex-Inkoma, na bateria e Martin Mendonça na guitarra, novos sons passaram a influenciar a banda, o que contribuiu para que no seu terceiro álbum, Vivendo em Grande Estilo de 2004, a Cascadura, já sem o “Dr.”, rompesse com a estética setentista e apresentasse um som mais moderno e pesado.
Vivendo em Grande Estilo (2004)
O auge da banda ocorre em 2006 com o lançamento de Bogary, produzido por André T. O sucesso entre os fãs e a repercussão entre a crítica especializada projetou a banda nacionalmente, fazendo a Cascadura receber convites para apresentações em festivais pelo país e participações em programas de grande audiência como o Programa do Jô na rede Globo.
Álbum Bogary (2006)
Documentário sobre a produção do álbum Bogary
Depois de alguns anos em São Paulo, os integrantes voltaram a morar em Salvador e o retorno à Bahia culminou com o álbum Aleluia, lançado em 2012, uma homenagem à cidade de Salvador. Aleluia contou com diversas participações especiais como Pity, Ronei Jorge e Mauro Pithon, ex- Úteros em Fúria.
Aleluia foi indicado a melhor disco do ano no VMB 2012 da MTV e rendeu a banda o prêmio Dynamite de melhor álbum pop em 2013. Com este trabalho, a Cascadura foi vencedora do prêmio Bahia de Todos os Rocks como Banda do Ano e Melhor Clipe, por “Mesmo Eu Estando do Outro Lado”, trabalho dirigido por Zeca (Forehead) de Souza e Luis “Mingau” Guilherme.
Aleluia (2012)
Documentário sobre a produção do álbum “Aleluia”.
Clipe Mesmo Eu Estando do Outro Lado
Em 2015, após 23 anos de carreira, a Cascadura anunciou o seu fim devido a incompatibilidade de agendas entre os seus integrantes. Fábio Cascadura hoje se dedica a carreira acadêmica enquanto Tiago Trad integra a banda Bailinho de Quinta e o projeto de percussão Bahia Experimental. Du Txai e Cadinho lançaram a banda Du Txai & Os Indizíveis.