Entrevista Edu Falaschi

Um dos maiores vocalistas de Heavy Metal do Brasil em todos os tempos. A alcunha não é um exagero quando se trata de Eduardo Falaschi. Dono de uma voz peculiar e grande presença de palco, foi a voz do Angra por 12 anos e já participou de outros projetos, produziu, e hoje mantém seu próprio trabalho autoral com a banda Almah. Mais recentemente, acatando a pedidos dos fãs, decidiu sair em turnê pelo brasil com o show Rebirth of Shadows Tour, tocando somente músicas de sua fase no Angra. Dia 07/01, este show desembarca em Salvador, no teatro ISBA. Ele nos fala um pouco sobre este e outros assuntos. Confira a entrevista completa.

Edu, a fase Angra foi a melhor fase da sua carreira?

Certamente a época do REBIRTH e TEMPLE OF SHADOWS foi uma época divisora de águas na carreira de todos nós que estávamos na banda na época! Foi com esses discos que o mundo conheceu meu trabalho como cantor e compositor! Por isso, acredito que sim.

Essa turnê evidencia sua relação muito próxima com a banda! Uma volta é possível?

Minha relação é com a música! Eu amo o que faço e amo muito essas canções! No momento, estou concentrado no presente! Deixo o futuro para quando ele virar presente! Ou seja, o foco agora é esta turnê que está sendo o maior sucesso por todo país.

Recentemente, dois volumes de um tributo de muito boa qualidade foram lançados em sua homenagem. O que achou desse projeto?

Achei muito lindo! Fiquei muito lisonjeado! Todos os músicos e outros profissionais envolvidos me honraram muito cuidando tão bem assim de tudo que fiz até hoje em minha carreira. Agradeço muito essa homenagem e fico feliz por inspirar músicos e amigos!

Alguns críticos da mídia especializada vêm dizendo que os últimos do Almah se assemelham, em muitos aspectos, aos últimos trabalhos seus no Angra. Acredita ser verídica está percepção?

É normal! Fui o cantor e um dos compositores do Angra por 12 anos! Sempre haverá uma conexão, já que eu também sou um dos compositores do Almah! Demonstração de que minha identidade está nestas músicas: as de antes e as de agora.

Como é trabalhar novamente com o Aquiles Priester e o Fábio Laguna?

Tem sido muito bacana!!! É um flashback a cada show! Olhar para o lado, ver o Fábio e para trás ter o Aquiles ali, é legal demais!!! Criamos e vivemos coisas incríveis no Angra! Agora, após tanto tempo, podermos nos reencontrar e reviver estas canções ao vivo não tem preço.

Você ouviu o último trabalho do Angra? O que achou?

Não ouvi nada ainda! Nem do anterior nem em prévias do atual. Mas eles têm o Fábio! Então será um grande disco!

Se você fosse fazer um paralelo dos seus últimos anos de carreira, o que está diferente no Edu daquela época?

Estou mais maduro! Entendo mais os meus limites! E é claro que isso ajuda

Muitos jornalistas vêm dizendo que o Metal nacional está em crise, assim como no mundo… O que acha dessa afirmação?

Olha, o rock em geral é um estilo envelhecido! É natural que com o tempo o Rock vire mais um NICHO! Minha filha de nove anos e tantos outros jovens não se interessam por Heavy Metal! Mas ainda tem muita gente que sim! Então façamos música pra essas pessoas!

Quais trabalhos do estilo feitos recentemente que lhe chamaram a atenção?

Eu gosto de CARPARK NORTH, mas confesso que não tenho escutado coisas novas! Ouço muito ACCEPT, IRON MAIDEN, DIO, DEF LEPPARD etc.

Quais suas percepções a respeito do cenário da música na atualidade?

A cada artista lançado vejo que a imagem importa cada vez mais do que a música! Especialmente no Brasil! Muito marketing e bla bla bla!

Quais músicas de sua fase Angra que tem maior ligação?

Adoro Nova Era, Running Alone, Heroes of Sand, Wishing Well! Nossa, são muitas! Dificil dizer!

Faça um resumo da tour até agora. O que tem sentido destes shows até o momento?

A cada show é uma grande surpresa!! Já temos seis shows SOLD OUT desde que iniciamos em Julho! É uma grande alegria para todos nós! As pessoas querem ouvir os clássicos de suas vidas, relembrar, se emocionar e a ROS TOUR tem dado isso aos fãs! Muita emoção, nostalgia e satisfação! Essa reunião com três membros originais daquela época faz muita gente viajar no tempo! Está sendo mágico!!!

Quais os próximos passos do artista Edu Falaschi?

Continuar a ROS TOUR, preparar shows do meu álbum acústico MOONLIGHT e anunciar algumas surpresas!

Deixe uma mensagem aos fãs de Salvador em expectativa do show do dia 07/01!

Venham relembrar os tempos dos shows na concha acústica!!! Vocês nem imaginam o quanto o coração de vocês vai pular ao ouvir a introdução da NOVA ERA, THE SHADOW HUNTER, SPREAD YOUR FIRE no início do show. Venham viver essa experiência! Garanto que nunca mais vão se esquecer! Um forte abraço e nos vemos lá!

Você pode gostar também