Review – Álbum – Ronei Jorge – Entrevista

Review – Álbum – Ronei Jorge – Entrevista

Em uma entrevista o entrevistador quer conhecer mais sobre o entrevistado e faz perguntas para obter essas informações. Ronei Jorge lançou em 2018 seu primeiro disco solo, após ter feito parte de bandas como Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta e Saci Tric. Chamado de “Entrevista”, esse trabalho é uma boa oportunidade do músico responder em forma de música algumas perguntas que poderiam ser feitas pelo ouvinte que gostaria de saber como ele definiria sua própria musicalidade.

Apesar de ser um trabalho solo, Ronei Jorge montou uma ótima equipe para conceber esse disco. A começar pelo baterista Maurício Pedrão, com quem esteve junto com ele no Ladrões de Bicicleta, e também o produtor musical Pedro Sá, responsável por Frascos Comprimidos Compressas, segundo disco dos Ladrões. Então, apesar de Ronei ter mais liberdade criativa sem seu trabalho autoral solo, essas presenças fazem com que sonoridade lembre um pouco sua banda anterior. Porém isso é algo normal, é como se “Entrevista” fosse uma versão atualizada do músico, mas que nem por isso deixou de lado toda a sua bagagem musical. Completam a banda Aline Falcão (teclado, piano e sanfona), Carla Suzart (baixo) e Ian Cardoso (guitarra).

Se em Frascos Comprimidos Compressas Ronei já tinha explorado dividir os vocais com uma mulher, em “Entrevista” ele apostou nessa dualidade vocal em todo o disco. Aline e Carla além de desempenharem seus papéis de instrumentistas, também mostram todo o seu talento vocal. Ronei e suas “Ronetes” (não podia perder o trocadilho com a banda The Ronettes) criam um trabalho bem interessante na combinação do timbre de suas vozes.

Definir as influências musicais de Ronei presentes em “Entrevista” não é uma tarefa fácil. Estamos em um site especializado em rock, mas sem dúvidas o gênero não seria uma referência tão fácil e óbvia de ser observada. Talvez em “O Inferno É Você”, que foi lançada como o 1º single do disco, tenha uma pegada mais forte de guitarras e um ritmo mais “agitado”. No entanto, o mais comum seria classificar como uma “nova MPB”, quando o estilo não se apresenta de forma mais fácil e óbvia.

“Entrevista” é um disco que explora muito o lado sentimental do ouvinte. Seja com uma pegada de nostalgia, explorada em “Noites de Goiabada”, mas também o lado amoroso, na reflexiva “Que Amor É Esse?”. Muitas vezes temos também um clima mais intimista, como se tivéssemos a impressão que Ronei canta sozinho, com pouco instrumental, diretamente para o ouvinte. Dessa forma ele consegue ir direto ao ponto em transmitir todos os sentimentos que deseja.

Após ouvir as 10 canções dessa “entrevista musical” fica difícil não conhecer um pouco mais sobre Ronei Jorge. Elas exploram toda a pluralidade musical do músico e cantor, mostrando que é possível sim descobrir muita coisa sobre os sentimentos de uma pessoa. Mas saber quem ele realmente é, aí quem sabe ouvindo seus trabalhos anteriores podemos chegar em algo próximo a isso. Pelo menos em como ele se define como artista. Isso pelo menos fica muito claro em seu primeiro disco solo.

Ouça no Spotify:

Ramon Prates

Ramon Prates

Editor-Chefe e Web Master. Apaixonado por música, especialmente rock, e também por escrever, logo juntando as duas coisas resolvi dar minha contribuição para o rock baiano através do BahiaRock.

Um comentário em “Review – Álbum – Ronei Jorge – Entrevista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *