Review – Álbum – Reação – Pastel de Miolos + Demo Tape – Tudo isso por Nada

Review – Álbum – Reação – Pastel de Miolos + Demo Tape – Tudo isso por Nada

A Pastel de Miolos é uma banda de punk rock originária de Lauro de Freitas, Bahia. Foi formada em 1995 e conta com 5 álbuns de estúdio após 22 anos de carreira. A PDM sempre apresentou um estilo de som rápido, cru e direto e mesmo depois de todo esse tempo continua nos presenteando com músicas que são uma verdadeira pedrada na orelha.

Com mais um álbum nas costas a PDM lança no ano de 2017 o Reação!, álbum apoiado pela plataforma crowdfunding (nesse caso, as pessoas que apoiaram receberam cds, adesivos, palhetas e baquetas autografadas, camisetas, presenciaram ensaio da banda tocando as músicas do cd e também foram presenteadas com a cerveja Pastel de Miolos). Seguindo um punk rock cru e agressivo, conta com letras politizadas, contestadoras e diretas que abrem os olhos para a triste, brutal e cruel realidade que nos cerca. A banda – atualmente um powerduo – é composta por André (baixo / vocal) e Wilson (bateria / backing vocal), e apresenta o primeiro álbum de punk rock brasileiro no formato baixo / bateria.

São 16 faixas no total e destacamos aqui Punk rock é reação!, música que dá nome ao álbum, com o refrão “o punk é ação, punk rock é reação”. Começando já com o pé direito, essa música serve para mostrar aos ouvintes a qualidade da banda, e prepará-los para o que vem a seguir. Convicção, ideia ou crença fala sobre contestação, sobre questionar as referências que temos para não nos mantermos limitados ao que nos impõem. Um banho gelado no mar Egeu retrata a indignação de se ter refugiados morrendo afogados no mar Egeu e a forma com que o fato foi retratado pela mídia “não, eu não sou um retrato nos salões nas páginas brilhantes do noticiário … sou o garoto atirado do barco, em que o relógio no pulso parou pra descansar e dormiu na praia”, lembrando que essa faixa é uma parceria com Lima Trindade, responsável pela letra. A faixa Not dead tem uma pegada mais pesada, mais arrastada, e exalta a importância do movimento punk, demonstrando que a ideologia ainda vive. A letra homenageia, inclusive, a primeira loja punk da Bahia, na década de 1980.

Faz-se necessário ressaltar a excelente arte gráfica tanto da capa quanto do encarte, que mostra imagens duras da realidade das nações, mostrando guerra, pobreza, violência e a exploração do ser humano.
Finalizamos a resenha com um trecho da faixa Sem nada mudar que diz “não tenha vergonha de ser você, se fez história de muitos, tenha certeza ela não morrerá com você”.

Ouça no Spotify


Ficha Técnica

Álbum:  Reação
Artista:  Pastel de Miolos
País: Brasil
Gravadora: Brechó Discos / Big Bross Records / São Roque Discos / Estopim / Sub Folk / Sotero Rock
Lançamento: Novembro de 2017

Faixas:

Punk rock é reação! / Convicção, ideia ou crença / Nada desfaz / A festa / Um banho gelado no mar Egeu / Sedentário / Estragados / Not dead / Filhos da puta / Sem nada mudar / Egoísmo / Quarteto III / Vivendo na culpa / Palavras / Página 81 / Reaja ou vire escravo.


Demo Tape –  Tudo isso por nada (1997)
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para fazer o review também da demotape Tudo isso por nada (cópia de número 116 que tenho em mãos, vide foto). Gravado em 1997 no esquema1,2,3,4, esta foi a segunda demotape da banda. Na época a PDM era um powertrio formada por Allysson (guitarra e vocais), Alex Costa (baixo e vocais) e Wilson (bateria).

Destaque para as faixas Vivendo na cidade e também a música que dá título à demotape Tapa na cara (Tudo isso por nada), que viraram uma espécie de hino e sempre foram solicitadas durantes muitos anos. É de se estarrecer saber que muito do que se foi cantado em 1997 continua a acontecer mesmo depois desses 20 anos, como a exemplo “vivendo na cidade o que eu posso ver, o trânsito cruel e as pessoas a morrer”, “tô ficando doidão respirando a fumaça dos ônibus da estação da Lapa” e “ninguém quebra a cabeça sozinho, é a repressão que quebra a cabeça da gente”.

Algo bacana que deve ser ressaltado é que no encarte, além de poder acompanhar as letras das músicas, existe uma relação de sugestões de filmes que merecem ser assistidos, a exemplo O nome da rosa, Sociedade dos poetas mortos, O homem que virou suco (um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos), Laranja mecânica dentre outros. Essa demotape é uma homenagem à Dinho e Morcego, ex-integrantes do Bosta Rala.


Ficha Técnica

Demo Tape:  Tudo isso por Nada
Artista:  Pastel de Miolos
País: Brasil
Gravadora: Independente
Lançamento: 1997

Faixas

Vivendo na cidade / Matéria prima / Tô ficando doidão / Mendigos / Indústria da seca / Tapa na cara (Tudo isso por nada) / Contagem final / Quebra cabeças / A espera / Olho de gato (cover da Olho Seco) / Desgraça humana – Bosta rala (cover da Bosta Rala) / Buracos suburbanos (cover da Psikose).


 

Rogerio Pinheiro

Rogerio Pinheiro

Eterno fã do Ramones, jogador profissional de Paciência Spider 4 naipes, colaborador desde a 1ª edição da Família BahiaRock com muito orgulho. "Gabba gabba we accept you we accept you one of us"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *