Programa Radioca em novo horário e com novidades

Por Paula Berbert

Atração na 107.5 Educadora FM Bahia passa a ser veiculada às segundas-feiras, 22h, e inclui novas propostas para difusão da música brasileira

Veiculado pela Rádio Educadora FM Bahia (107.5 e www.irdeb.ba.gov.br/educadoraonline) desde 2008, o Programa Radioca vem cheio de novidade neste mês de maio. Acompanhando uma reformulação completa na programação da emissora, a atração, que foca na produção musical brasileira contemporânea, passa a assumir o horário das segundas-feiras, às 22h, a partir do dia 10 de maio de 2021. Junto a isso, o programa ganha novas vinhetas e chamadas, além de passar a ser transmitido também pela Radiobloco, webradio do Rio Grande do Sul (www.radiobloco.net). Informações, entrevistas, coberturas e, claro, muita música compõem cada edição do Radioca – já são quase 500 ao longo de 13 anos –, sob comando do jornalista Luciano Matos e dos músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge.

A edição de estreia do novo horário vai reunir os quadros fixos do programa. No “Trajetória”, o ouvinte terá um resumo da carreira da cantora e compositora Anelis Assumpção; no “Árvore Genealógica”, as relações de Russo Passapusso e Dorival Caymmi serão evidenciadas; e no “Lançamento”, o novo disco da banda A Trupe Poligodélica vai ser apresentado. Para a agenda ao longo do mês de maio, o Radioca vai fazer uma série de especiais com discos importantes da música brasileira que completam 10 ou 20 anos de lançamento em 2021, além de trazer outros lançamentos recentes.

Fortalecendo sua presença na emissora, o Radioca vai ainda sistematicamente oferecer o registro de shows realizados no Festival Radioca para transmissão na nova programação da Educadora, relembrando grandes momentos das suas cinco edições, que já promoveram em Salvador 53 shows de artistas e bandas de 13 estados de todas as regiões do Brasil. No lançamento, em 8 de maio, das 20h às 22h, duas apresentações realizadas em 2019 tocam na rádio: o belo encontro de João Donato e Tulipa Ruiz e o suingue da banda baiana Afrocidade.

Em paralelo, maio será também o mês de retomada de episódios inéditos do Radiocast, o podcast do Radioca, abrindo sua segunda temporada com a participação do cantor e compositor pernambucano Zé Manoel. Em 2020, ano de estreia deste novo formato, foram produzidos dez episódios, sempre lançados em transmissão de vídeo ao vivo via YouTube para depois virarem conteúdo de áudio nas plataformas de streaming. Para ouvir (e ver) o Radiocast, o canal do YouTube do Radioca é o www.youtube.com/festivalradioca. Os links em variadas plataformas estão em https://anchor.fm/radiocastbahia.

SOBRE O RADIOCA – Consumado como uma frente de movimentação da música contemporânea brasileira na Bahia e reconhecido como um dos principais promotores desta cena em nível nacional, o Radioca reúne um programa de rádio, no ar desde 2008 pela Rádio Educadora FM Bahia, um festival anual, realizado desde 2015, em Salvador, além de, em 2020, ter expandido o seu lema, “A música que você ainda vai ouvir”, também para podcast, dando vida ao Radiocast. O time curador é formado pelo jornalista Luciano Matos, pelos músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e pela produtora Carol Morena.

No Programa Radioca, os vários estilos, vertentes e origens da música nacional são vasculhados em suas invenções e reinvenções, do passado ao presente e às promessas de futuro, compartilhando maravilhas que merecem ser (mais) conhecidas. De seus quadros, apresenta o “Trajetória”, que revela a evolução da carreira de artistas, com canções de momentos diferentes de sua história. Também há o “Árvore Genealógica”, que encontra conexões entre artistas de diferentes gerações e a ligação entre influenciadores e influenciados. Nos “Lançamentos”, faixas selecionadas de discos recém-lançados são executadas com comentários dos apresentadores. As “Entrevistas” trazem um convidado e o programa girando em torno de sua obra e referências, tocando suas músicas e de gente citada durante o bate-papo. Há ainda especiais que são produzidos, por exemplo, com temas como Afro, Eletrônica, Rock, Orquestras, Psicodelia, ou em efemérides, como Carnaval, São João, Dia das Crianças, entre outros. Na temporada do Festival Radioca, os artistas de seu lineup viram destaque. Todo arquivo de edições do Programa Radioca está disponível no site www.radioca.com.br.

Você pode gostar também