Alumã

Alumã

Surgida em 2018, Alumã é uma banda oriunda do interior da Bahia, da cidade de Catu, composta por Sinho Notnames (compositor, vocalista e guitarrista), Sterr (bateria) e Cadinho (baixo). Sinho Notnames é um dos idealizadores do It’s Not Pub, ex integrante da banda de rock NotNames e sócio fundador do selo Under House Records. Também atuou nas produções de eventos com grandes nomes do cenário do rock alternativo, como Cascadura, Vivendo do Ócio e outros. Sterr tocava bateria desde os 8 anos de idade, tempos em que, por influências familiares, frequentava a igreja fazendo suas primeiras apresentações como instrumentista. Após afastar-se da igreja e, consequentemente, da música, por anos, Sterr voltar a tocar em projetos experimentais, quando se aproximou de Sinho, e, juntos, conceberam a Alumã. Em 2019, o experiente músico Cadinho Almeida passa a integrar o então duo, agora trio, que, no primeiro encontro, já registra o single “Liberto”, lançado naquele mesmo ano. Cadinho, além da sua carreira solo, traz em seu currículo trabalhos e parcerias com Cascadura, Rebeca Matta, Camisa de Vênus e Bárbara Eugênia. Atua ainda como diretor, produtor musical e músico freelancer em diversos trabalhos.

Sob o hiato da sua então principal banda, Sinho nunca parou de compor e, sem amarras, começou a trilhar caminhos criativos mais livremente. Com Sterr, finalmente o projeto se inicia em um processo de concepção, arranjo, pré-produção e definição do nome da banda. ALUMÃ, planta típica do nordeste, trazida pelos escravos do período colonial, usada para fins medicinais e religiosos nas religiões de matriz africanas, traz na sua definição o caráter identitário e ancestral do próprio Brasil. Assim, para cada integrante da banda, Alumã é nordeste brasileiro, Alumã é Bahia, Alumã é resistência, Alumã é cura. A associação com o significado do rock para a cultura foi inevitável: Alumã, portanto, é rock.

Alumã lança Ouro Negro vol.1

Com o formato “power trio” a banda Alumã, sob a produção musical de Martin Mendonça (Pitty/Agridoce), lançou dia 02/07/2022, em todas as plataformas digitais, o EP Ouro Negro vol. 1, pelo selo Praia dos Artistas.

As 3 faixas foram gravadas no Estúdio T (bateria e baixo), de André T, que mixou e masterizou as músicas, e na Praia dos Artistas (guitarras, vozes e percussões), estúdio, selo e produtora musical do próprio Martin Mendonça.

As músicas e letras são compostas pelo vocalista Sinho Notnames, agitador e produtor cultural da cidade de Catu, no interior da Bahia. Nas letras, Sinho fez canções sobre resistência e identidade negra contemporâneas envoltas pelo bom e “velho” rock, aquele que é indissociável das irrupções dissonante nos sistemas vigentes.

Trabalhar a voz de Sinho foi um aspecto importante no processo produtivo desse EP. A intenção foi conseguir capturar a organicidade da emissão subjetiva do autor, valorizando, ao mesmo tempo, os arranjos e a sonoridade dos instrumentos.

Contato:

+55 71 9661-6347 – Sinho
underhouserecords89@gmail.com
instagram: https://www.instagram.com/alumabanda/

Link para o EP nas plataformas: https://bfan.link/ouro-negro-vol-1

Ouça Ouro Negro vol.1 no Spotify:

aluma

aluma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.